WRT54G não conecta pela WAN

Unanswered Question
Feb 29th, 2012

Olá, boa tarde,

Estou com uma dúvida básica, mas que não consegui resolver lendo os documentos e seguindo os procedimentos indicados na página de suporte do

WRT54G que uso aqui, em Linksys by Cisco.

O caso é o seguinte: temos aqui uma rede com cerca de 10 pcs ligados via cabo e outros 4 notebooks conectados via wlan. A conexão à internet é feita por uma conta da GVT de 10mb, um modem já roteado e o WRT54G faz o papel de ponte entre o modem GVT e os outros roteadores sem fio nos outros ambientes (os roteadores estão todos ligados via cabo) em 3 andares do prédio, quando cheguei aqui esta rede já estava montada assim, mas acontece que volta e meia a internet cai e é preciso reconfigurar o WRT. Aí refiz as configurações como estou acostumado a fazer em roteadores de outras marcas, mas a porta WAN do WRT, quando configurada como "Automatic Configuration - DHCP" que é o modo compatível com o modem roteado que distribui os IP´s, não recebe o IP para conectar, só consigo acesso à internet se conecto o modem em uma das 4 portas LAN existentes nele, na tela de "Status" do WRT todas as informações de conexão ficam zeradas e eu também não consigo apontar manualmente o IP do modem (192.168.1.1, o WRT foi colocado como 192.168.1.2), em "Setup > Advanced Routing" ele retorna um erro "Gateway not directly reachable through that interface" se eu tento criar uma rota estática na porta WAN com o modem. Ah, nessa tela o roteador está como "Router", visto que já existe outro Gateway na rede (modem GVT).

Essa porta WAN fica "desabilitada" trabalhando nessas condições (modem roteado + porta como cliente DHCP) ?

O firmware dele é v1.02.8, a última versão que tinha disponível para download deste modelo (WRT54G v5).

Obrigado a todos,

Abs.

I have this problem too.
0 votes
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Average Rating: 0 (0 ratings)
claytonnery Fri, 04/13/2012 - 10:51

Olá,

Você já tentou deixar seu modem sem roteamento e fazer a autenticação e roteamento no seu Linksys?

augoostocbs Tue, 05/29/2012 - 13:38

Olá Clayton, obrigado por responder e peço desculpas pela demora no retorno, tive alguns problemas de saúde e fiquei fora da web um tempo.

No caso da GVT, eu penso assim, é mais recomendado deixar o modem roteado e fazendo a autenticação porque já aconteceu deles terem feito um reset remoto no modem e precisar reconfigurar tudo de novo. Normalmente não mexo nos equipamentos da GVT, deixo no padrão deles e configuro os roteadores, o único lugar onde estou tendo esse problema é nessa rede.

andreluizsh Fri, 04/13/2012 - 14:16

Augusto.

Pelo que eu entendi do seu relato, tanto o modem GVT quanto o roteador Linksys estão operando na rede 192.168.1.0.

Se for este o caso, o roteador não vai conseguir distinguir o que é tráfico da rede local (LAN) e o que é tráfico da remota (WAN), pois ambas as interfaces estão na mesma rede e por isso ocorre esse problema.

Não entendi a questão de ter que reconfigurar o roteador WRT toda a vez que a internet cai. O que você reconfigura?

Você tem algumas possíveis soluções para o seu problema, porém os equipamentos dos outros andares são roteadores ou access point?

Atenciosamente.

André.

augoostocbs Tue, 05/29/2012 - 14:21

Oi andreluizsh, obrigado por responder e peço desculpas pela demora no  retorno, tive alguns problemas de saúde e fiquei fora da web um tempo.

andreluizsh escreveu:

Se for este o caso, o roteador não vai conseguir distinguir o que é tráfico da rede local (LAN) e o que é tráfico da remota (WAN), pois ambas as interfaces estão na mesma rede e por isso ocorre esse problema.

Caso seja este o problema, deve ser um bug do WRT54G, porque tenho outras redes configuradas desta mesma forma, só que o roteador é um WR254 (APRouter) e reconhece normalmente pela porta WAN. Normalmente deixo o modem como 192.168.1.1, roteadores na faixa de 192.168.1.2 a 192.168.1.10 ou mais se precisar e configuro o DHCP do roteador para distribuir de .100 a .254, como são redes com poucas máquinas essa distribuição fica na boa.

No WR254 a porta WAN recebe o ip como cliente sem problemas, mas se troco pelo WRT54G, ele não funciona, apenas "pega" o ip se o cabo do modem for conectado em uma das portas LAN, como se fosse um hub simples.

andreluizsh escreveu:

Não entendi a questão de ter que reconfigurar o roteador WRT toda a vez que a internet cai. O que você reconfigura?

É preciso dar um reset no WR54G e refazer a configuração do aparelho.

O interessante é que eu troquei o WRT pelo APR, trouxe o linksys para minha rede em casa, e deixei o aprouter no lugar dele e nesse intervalo, aproximadamente 3 meses, não tivemos problema de queda nenhuma vez. E o WRT também funcionou aqui perfeitamente, só travou uma vez uns dias depois de ter atualizado o firmware, mas depois de reiniciado, foi sem problema.

Em casa tenho ADSL Velox, modem speedtouch roteado com ip 192.168.1.254. O WRT estava como 192.168.1.2 e o APR está como 192.168.1.10 e tudo funciona bem, tanto no cabo quanto sem fio (inclusive os clientes sem fio também estão na mesma faixa 192.168.1.xxx).

Como o WRT não consegue pegar o ip pela porta WAN, deixei o DHCP dele desativado e as máquinas pegam o ip direto do modem.

GVT -> <- modem roteado <- -> WRT <- -> clientes

Por clientes entende-se:

LAN1 do WRT - modem (entrada da internet)

LAN2 do WRT - cabo LAN indo para o andar de cima, lá o cara que fez a rede colocou um hub que passa o sinal aos outros andares. Estes recebem o sinal em dois roteadores intelbras WRG 240e e um Netgear WGR614v7 (um roteador em cada andar) e, agora sim, é que há a mudança da faixa de ips, pois cada roteador dos andares de cima ficou no seu padrão (10.0.0.x).

LAN3 do WRT - um pc conectado direto via cabo

LAN4 do WRT - Livre

WLAN do WRT - clientes conectados aqui pegam a faixa de ips do 192.168.1.100 a 192.168.1.105 (não precisa de mais).

Sendo que todos os roteadores estão com a porta WAN configurada como cliente DHCP e pegam o ip normalmente, apesnas o WRT que não consegue funcionar assim.

Espero que minha explicação não tenha ficado muito confusa.

Obrigado pela atenção.

Abs

Actions

Login or Register to take actions

This Discussion

Posted February 29, 2012 at 10:14 AM
Stats:
Replies:4 Avg. Rating:
Views:3115 Votes:0
Shares:0
Tags: wrt54g
+