cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
cancel
1314
Apresentações
0
Útil
5
Respostas

Cisco FabricPath vs RSTP

Diogo Mendes
Level 1
Level 1

Olá.

Estou pesquisando sobre a implementação do Cisco FabricPath em ambientes data center e gostaria de saber se existe uma interação entre esta funcionalidade e o RSTP.

Por exemplo, se tenho uma vlan trabalhando com FabricPath, automaticamente o RSTP será desabilitado? Caso um loop seja introduzido fisicamente de forma acidental por erro ou por falha de hardware/cabeamento, como será feito o tratamento desse loop sem as devidas configurações de RSTP ou FabricPath?

Abraços.

1 Soluções Aceita

Soluções aceites

Bom dia, Diogo!

Realmente fica complicado prever quais as possíveis implicações de erros de configuração, uma vez que esse erro pode ser feito de diversas formas. Basicamente se o problema for na configuração das interfaces que vão ser FabricPath ou Classic Ethernet ele vai determinar se o switch vai ou não pertencer a nuvem FabricPath. Caso o problema seja na configuração de VLAN, o problema será na comunicação na mesma VLAN entre sites remotos, uma vez que esta não será transportada pelo FabricPath.

Espero ter ajudado um pouco mais.

Atenciosamente,

Davi Garcia

Ver solução na publicação original

5 RESPOSTAS 5

Bruno Rangel
Spotlight
Spotlight

Sei que FabricPath no Nexus 7k ele processa BPDU e interage com STP pela "Edge Port", divulgando cada Dominio do STP.

E por Default essas portas/switches Edge, não divulgam o Dominio do Core FabricPatch, mas esse comportamento pode ser mudado se vc incluir o Domain ID para os Edges devices.

Veja o Cisco FabricPath Interaction with Spanning Tree

Esse pero ter ajudado

Cheers
Bruno Rangel
Please remember to rate helpful responses using the star bellow and identify helpful or correct answers

Davi Garcia
Level 4
Level 4

Prezado,

O FabricPath é uma tecnologia similar ao TRILL que permite que multiplos caminhos de mesmo custo em camada 2. Na nuvem FabricPath não existe Spanning-Tree pois o controle de loops é feita utilizando do IS-IS Layer 2. O Spanning-Tree somente será utilizado fora da núvem FabricPath e nos dispositivos de borda (edge).

Mais informações, por favor consultar a documentação:

http://www.cisco.com/en/US/prod/collateral/switches/ps9441/ps9402/white_paper_c11-605488.html

Caso tenha respondido sua pergunta, favor marcar essa discussão como respondida.

Atenciosamente,

Davi Garcia

Davi,

Obrigado pela colaboração, no entanto, não foi essa minha dúvida.

Minha questão seria no caso de erro de configuração/conexão dos equipamentos, tendo interfaces dentro do domínio FabricPath conectadas a interfaces "rodando" STP.

Acredito que a melhor maneira sanar minha dúvida é simulando isso em lab.

Obrigado.

Bom dia, Diogo!

Realmente fica complicado prever quais as possíveis implicações de erros de configuração, uma vez que esse erro pode ser feito de diversas formas. Basicamente se o problema for na configuração das interfaces que vão ser FabricPath ou Classic Ethernet ele vai determinar se o switch vai ou não pertencer a nuvem FabricPath. Caso o problema seja na configuração de VLAN, o problema será na comunicação na mesma VLAN entre sites remotos, uma vez que esta não será transportada pelo FabricPath.

Espero ter ajudado um pouco mais.

Atenciosamente,

Davi Garcia

Olá Davi.

Ajudou sim. Obrigado pela atenção!

Abraços.

Diogo.