cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Comunicados
Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Cisco, gostaríamos de ter seus comentários.
New Member

2 vlans mesma porta

Prezados,

estou com uma duvida que aparentemente parece ser simples, porém ainda tenho duvidas na configuração.

Tenho o seguinte cenário:

switch catalist 2960

5 Access point UAP (ubiquiti) 2 ssid

Preciso conecta-los 1 ssid em uma rede e o outro com vlan id (exemplo: rede interna - SSID 1, rede guest SSID2) so que o access pointo so tem uma porta preciso configurar as portas do switch que passe a vlan untagged para o ssid1 e o Tagged para rede guest. dentro da rede local eu tenho um servidor dhcp e da rede 2 eu tenho outra estrutura com roteador proprio.

Como ficaria a configuração nas portas de forma que cada ssid direcione para sua respectiva vlan e seu respectivo DHCP?

*Lembrando que no AP tem como sinalizar o ID da vlan para os SSID

1 RESPOSTA
Cisco Employee

Olá Edson,

Olá Edson,

O cenário descrito por você é típico no ponto de vista de um ponto de acesso padrão em modo autônomo (ou seja, que não esteja configurado para modo CAPWAP). Na configuração do seu AP, cada SSID deverá estar mapeado para uma VLAN distinta, e a conexão física entre o ponto de acesso e o switch da rede cabeada deverá ser definida como tronco 802.1q, preferencialmente permitindo somente as VLANs desejadas (as VLANs que estão associadas aos seus SSIDs definidos no AP).

Então a primeira ação que você deverá fazer é definir a porta como tronco:

switchport mode trunk

Em seguida, por questões de maior segurança e em alinhamento com as boas práticas, autorize somente as VLANs desejadas:

switchport trunk allowed vlans x,y

Por último, para configurar a VLAN correspondente ao SSID 1 como "untagged" neste entroncamento 802.1q entre o AP e o switch, configure na porta do switch o seguinte:

switchport trunk native vlan

Como recurso adicional para aprimorar o seu entendimento acerca destes padrões de configurações, recomendo a leitora do seguinte link:

Using VLANs with Cisco Aironet Wireless Equipment
http://www.cisco.com/c/en/us/support/docs/wireless/aironet-1100-series/46141-vlanswireless.html

Estas ações viabilizarão o seu cenário desejado.

Espero ter ajudado.

Cordialmente,

Leonardo Furtado

819
Apresentações
0
Útil
1
Respostas
CriarFaça o para criar o conteúdo