cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Comunicados
Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Cisco, gostaríamos de ter seus comentários.
New Member

Balanceamento de Internet

Boa Tarde,

Tenho dois links de internet Dinamica e gostaria de realizar um balanceamento de internet que quando um link ficasse offline o outro assumia todas as responsabilidade.

Possuo um Cisco 2600.

Alguem pode me ajudar nesse projeto?

Obrigado                  

Marcas (2)
5 RESPOSTAS

Fala Rodolfo!!! Beleza?

Existem varias formas de fazer isso tudo depende até onde a solução te atende... Um ponto a observar que Balanceamento de Carga e Redundancia são coisas diferentes.

Pela a sua descrição, talvez colocar 2 rotas default podem atender o seu cenario facilmente...

Uma outra proposta interessante pode ser usar o IP SLA, Route-Map para fazer "tracking" entre seus Operadoras/ISPs...

Veja esse exemplo dado pelo nosso amigo Gustavo no Blog Nexthop acredito que isso possa ajuda-lo, antes de aplicar pesquise bem sobre o assunto abordado para entender como funciona essa solução

Enfim caso queira saber mais sobre LoadBalance e Alta disponibilidade, procure sobre PBR, CEF, IPSLA, etc

Espero ter ajudado, se sim avaliar o post utilizando as estrelas

Cheers Bruno Rangel Please remember to rate helpful responses using the stars bellow and identify helpful or correct answers .
New Member

Fala Bruno, blz?

Muito bom o blog  já me deu uma luz.

Só uma questão, identifiquei no Route-MAP que é preciso criar uma regra apontando para o IP da Internet , mais o problema é que minha internet é dinamica e meu IP fica mundando frequentemente, tem algum jeito de apontar para interface onde esta o link de internet ou outro modo?

Rodolfo

Nesse caso voce pode tentar achar o Gateway da sua operadora e "Monitorar" ele, seria uma opção interessante para voce testar

Lembre-se de   Avaliar as Respostas utilizando as estrelas e identifique as Respostas Corretas para marcar Discussão como Respondida.

Cheers Bruno Rangel Please remember to rate helpful responses using the stars bellow and identify helpful or correct answers .
New Member

Re: Balanceamento de Internet

Ola Rodolfo,

O link dado pelo Bruno Rangel é tiro certo mas aproveito para dar o meu contributo para ultrapassar algumas situações comuns.

A solução dada é boa para o caso de falha na rede de acesso do ISP até ao router, mas não contempla casos em que o ISP não permita o ping, de falha dentro da rede do ISP ou falha do "ISP do ISP".

Se o ISP1 tiver problemas de ligação à internet mas a ligação com o seu router se mantiver, não haverá comutação para o ISP2.

Para estes casos recomendável é utilizar endereços IP "mais distantes" para os testes.

1. Escolher 2 IP's "pingáveis" na internet (por exemplo 8.8.8.8, 4.2.2.2 e outros por aí) e que se tenha a certeza que não será usado para outro fim que não seja os testes ping
  2. Configurar rotas estáticas dos 2 IP: um para o ISP 1, outro para o ISP2
  3. Usar estes 2 IP's como IP's de teste na configuração de IP SLA e tracking.

Desta forma testa realmente ligação à internet e não ao ISP. Aí poderá haver problemas é no caso de acesso a serviços internos do ISP.

Perdoem a imagem mas estou longe do meu posto de trabalho habitual

MP

Re:Balanceamento de Internet

Boa Mario.... Otima dica! +5 estrelas

Sent from Cisco Technical Support Android App

884
Apresentações
25
Útil
5
Respostas
CriarFaça o para criar o conteúdo