cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Comunicados
Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Cisco, gostaríamos de ter seus comentários.
New Member

Balanceamentos Dados e Internet RV042

Srs
Boa Tarde
Estou com a seguinte duvida. hoje possuo um link dedicado embratel e estou colocando um ip dinamico da tim. primeiro seria fechar uma segunda vpn para este endereço para poder manter uma redundancia de link vpn. a segunda seria a seguinte:

1. criar duas regras para toda comunicação de dados saia pela wan1 (embratel) e Internet saia pela (Wan2) TIM
2. quando a Wan1 cair. minha comunicaçao de internet, dados e vpn seja pela wan2.

3. quando a Wan2 cair. a comunicaçao seja ao inverso do ponto acima.

ja efetuei essas configurações em um Fortinet. porem nao lembro e nao sei se o RV042 possui este suporte.

Obrigado e Aguardo.

3 RESPOSTAS

Olá Rafael

Da uma Olhada nessa discussão que foi abordado esse mesmo problema:

VPN e balanceamento de carga - Cisco RV042

RV042 VPN com dyndns + tunnel backup = FAIL

Lembre-se de   Avaliar as Respostas utilizando as estrelas e identifique as Respostas Corretas para marcar Discussão como Respondida.

Cheers Bruno Rangel Please remember to rate helpful responses using the stars bellow and identify helpful or correct answers .
New Member

Bruno
Olhei os Topicos, porem eles me ajudam em termos. mais preciso que mesmo com os 2 links ativos idependente de vpn funcione desta maneira

Wan1 = Somente dados = Wan2 navegaçao
é uma rota statica que preciso fazer mais nao lembro qual
acredito que a sintaxe seja mais ou menos essa

Origem "Rede Filial" Destino "Internet " - Saida "WAN2"   = Metrica 1

Origem "Rede Filial" Destino "Rede Matriz" - Saida Wan1 = Metrica 1

Quando cair ex: Wan 2

tera que ter uma regra de redundancia

Origem "Rede Filial" Destino "Internet" -      = Saida "Wan1" = Metrica 2

Origem "Rede Filial" Destino "Rede Matriz" = Saida "Wan1" = Metrica 2

e vice versa para se cair a Wan1 seja direcionado para Wan2.. isso funciona  ??

New Member

Olá Rafael, já tive bastante dor de cabeça com essa linha RV042

Não tenho nenhum aqui para olhar, mas acredito que esses dois links possam te ajudar.

https://supportforums.cisco.com/thread/2066552

http://sbkb.cisco.com/CiscoSB/GetArticle.aspx?docid=d297d2890f084031a5e906f24727104c_Set_Up_Dual_WAN_Connections_.xml&pid=2&converted=0

Se fosse com um router normal, acredito que você teria de usar PBR, IP SLA e talvez NBAR para segmentar esse tráfego, mas a linha RV não é tão flexível.

Divdir o tráfego não é tão complicado, só cuidado e teste a contingência desligando um link e verificando se o outro funciona.

A maior parte das reclamações dessa função de redundância da linha RV fica na detecção que o link está indisponível.

Um velho problema das interfaces Ethernet é esse, o link cai ou o provedor tem problemas e a interface continua UP, logo a trigger não é acionada. Lembre-se de preencher o campo "Remote Host", pois quando a conectividade com esse dispositivo estiver fora, ele entenderá que o link está com problemas.

Boa sorte e poste as dúvidas e problemas.

Abx

423
Apresentações
0
Kudo
3
Respostas