cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Comunicados
Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Cisco, gostaríamos de ter seus comentários.
New Member

Mensagem de "%C4K_EBM-4-HOSTFLAPPING" Constantemente VLAN AP-5131

Olá pessoal,

Boa tarde e boa noite pra outros. ;-}

Essa é a topologia da minha rede... Possuo um AP-5131 da Motorola, conectado numa interface Gi0/24 de um Switche L2, que por sua vez, também está em modo trunking através da interface Gi0/46 para o meu Backbone L3.

Jul 25 15:59:16.607 BR: %C4K_EBM-4-HOSTFLAPPING: Host F4:F5:24:29:13:7B in vlan 174 is moving from port Gi1/11 to port Gi1/16
Jul 25 16:09:46.662 BR: %C4K_EBM-4-HOSTFLAPPING: Host 08:8C:2C:FD:02:CC in vlan 174 is moving from port Gi1/11 to port Gi1/16
Jul 25 16:39:13.894 BR: %C4K_EBM-4-HOSTFLAPPING: Host 08:8C:2C:FD:02:CC in vlan 174 is moving from port Gi1/11 to port Gi1/16
Jul 25 16:58:40.714 BR: %C4K_EBM-4-HOSTFLAPPING: Host 08:8C:2C:FD:02:CC in vlan 174 is moving from port Gi1/11 to port Gi1/16
Jul 25 17:03:32.572 BR: %C4K_EBM-4-HOSTFLAPPING: Host 08:8C:2C:FD:02:CC in vlan 174 is moving from port Gi1/16 to port Gi1/11
Jul 25 17:03:55.912 BR: %C4K_EBM-4-HOSTFLAPPING: Host 08:8C:2C:FD:02:CC in vlan 174 is moving from port Gi1/11 to port Gi1/16

Constantemente recebo esses Logs de alerta. Já chequei cada uma das interfaces, mas aparentemente toda a configuração está correta.

Conforme analisei através do log a cima, o mac address apontado, pertence á um dos dispositivos que estão na mesma WLAN. 

Alguém aqui já enfrentou esse tipo de problema também? Mais tarde eu posto uma foto da topologia que fiz quando fiz o rastreio das interfaces mostrado ao final de cada uma das linha do log.

Marcas (1)
12 RESPOSTAS
New Member

Parece que tem algum problema

Parece que tem algum problema de looping, verifica o Spanning Tree Protocol.

New Member

Olá Eldes,

Olá Eldes,

Segue em anexo printscreen do spanning tree.

Bronze

confirma se nao tens alguma

confirma se nao tens alguma interface up/down, ou spanning-tree nessa vlan, ou o root bridge e instavel

New Member

Jorenilson, bom dia.

Jorenilson, bom dia.

Este Mac aparentemente esta sendo aprendido pelas duas portas, o que pode ser feito é habilitar Spanning-tree nas duas, para que uma delas fique em modo block para Vlan 174.

Espero ter ajudado.

New Member

Olá Tiago,

Olá Tiago,

Boa Tarde.

Conforme você pode analisar no troubleshot a baixo, no switch onde esse AP está conectado, possui duas interfaces configuradas em modo trunking, Gi0/1 & Fa0/48.

A interface Gi0/1 está saindo para o meu BB principal e a Fa0/48 está saindo para um outro switch L2 que por sua vez saindo para o meu BB de backup.

Todos os Mac-Address que aparece no log de HOSTFLAPPING, são dos dispositivos que estão conectados na rede wifi desses APs e não dos AP especificamente.

Seguindo a sua recomendação, identifiquei que das duas interfaces em modo trunking, só tem uma como Root e a outra como Designated. Não tem interface blocked.

Segue em anexo o resultado do spanning tree.

Cisco Employee

Viva Joanilson,

Viva Joanilson,

na tua infraestrutura so tens um AP ou tens mais?

Norberto

New Member

Olá nsalgado,

Olá nsalgado,

boa tarde.

Tem mais APs sim.

Cisco Employee

Olá Joanilson,

Olá Joanilson,

pelo que percebo, a tua topologia é a abaixo:

BB Backup----SW L2-2-----SW L2-1----BB

|                                                              |

|----------------------------------------------------|

o AP em questão está ligado ao que denominei SW L2-1, correcto?

No log que copiaste no primeiro post, são referidas as portas Gi1/11 e Gi1/16, no entanto não sei o que está ligado nestas portas. Consegues indicar-nos por favor?

Muito provavelmente estes logs surgem quando os teus clientes fazem roaming de um AP para outro, passando o switch a ver o mac do cliente por outro AP e consequentemente outra porta, e daí a mensagem de mac flap. Mas seria bom ter mais detalhes para o confirmar.

Norberto

New Member

Olá Norberto,

Olá Norberto,

Boa tarde.

Muito obrigado pelo feedback. Também imaginei exatamente a mesma coisa mas ainda não sei como faço para que esses APs funcionem de modo que ao sair de uma área do sinal e ir pra outro, não gerar loop.

Com os AIRONET não acontece isso por conta do wlc. Mas no caso desse modelo AP-5131 da motorola.

Quanto a questão das portas, na Gi0/16 é por onde o meu backbone tá recebendo o flapping e propagando pela interface Gi1/11 do meu bb.

Cisco Employee

Na verdade, não é um loop,

Na verdade, não é um loop, simplesmente é uma actualização da tabela de mac address.

O switch num período inicial tem a informação de que o teu cliente está na porta Gi1/11, se ele passar para outro AP, o switch passa a receber pacotes com aquele src mac address noutra porta. Isso levar a uma actualização da tabela de mac address. Como já tinha aquele mac address na porta Gi1/11, vai-te notificar disso mesmo com os logs que copiaste acima.

Norberto

New Member

Olá Norberto,

Olá Norberto,

Boa tarde.

Mais uma vez, muito obrigado pelo feedback. Era exatamente o que eu também previa. Mas teria uma formade inibir esses logs?

Atenciosmamente

Jorenilson Santos

Cisco Employee

Pode tentar desabilitar com

Pode tentar desabilitar com os comandos abaixo, mas se tiveres um loop real, vais querer ter essas notificacoes activas.

no mac address-table notification mac-move"

"no mac address-table notification change"

237
Apresentações
25
Kudo
12
Respostas