cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Comunicados
Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Cisco, gostaríamos de ter seus comentários.
New Member

Switch 6500 . Uso Vlans ou Apenas ips nas interfaces?

Amigos

Tenho dois switches 6500 como concentrador em um predio de 6 andares .
nos andares vai ter o switch principal do andar
atualmente eu pus ip numa giga (ex : 10.132.0.9) e fiz um roteamento estatico (ex : ip route 0.0.0.0 0.0.0.0 10.132.0.1)

nãop fiz configuração de default gateway

qual o melhor jeito de configurar o 6500. configurando vlans ou pondo ip nas gigas ???

Att
Almir Fiorio

5 RESPOSTAS
Cisco Employee

Oi Almir,

Tudo bem ?

Você poderia ser um pouco mais especifico na sua pergunta?

Ex: Isso seria somente para voce acessar os devices? Management ? ou seria também para trafegos de dados entre os usuarios?

Abracos!

Andre Pedro

New Member

Eu gostaria de saber como configurar este switch pois ele aceita ip nas gigas e eu nunca peguei nenhum switch camada 3 que aceita ip nas interfaces. Usei apenas com vlan, entao gostaria de saber qual a melhor forma

vai ser para gerenciar, mas o uso principal vai ser na rede mesmo. os andares se comunicam tambem

New Member

Almir, não sei se entendi bem, mas entendo que isso vai depender da sua necessidade e o modelo de rede que você quer.

SVI significa "Switched Virtuak Interface", que é o termo usado pela Cisco para uma Interface lógica L3, ou Interface Vlan. O SVI serve para prover uma função basica de Camada 3 para as portas de camada 2 que pertencem a uma Vlan especifica.

Porem existe uma diferenca como as portas funcionam. Embora elas são usadas para o mesmo propósito.
No caso do uso de SVI você terá um link de camada 2 entre seus switches. Nesse caso você também estará rodando entre eles protocolo de camada 2 como STP e outros controles de trafego L2 entre os switches.

Caso por exemplo ocorra um flap na porta o tempo de reconvergencia será um pouco maior devido aos calculos de spanning-tree por exemplo.
No caso de usar a porta fisica no modo roteado, você terá um link de camada 3 entre os switches e a porta funcionará como uma porta de roteador, sem funções de camada 2.

Porem a escolha de manter o link como L2 e o SVI como L3, traz a possibilidade de transportar no link mais de uma Vlan, com a extensão de Vlans entre os sites e etc.

Abr,

Rodrigo

New Member

Amigo Rodrigo

O SVI seia o VSS ? se sim eu quero usar esta tecnologia sim por juntar balanceamento com redundancia fazendo dois switches 6500 virar apenas um

mas tb quero saber o melhor jeito de se configurar, pois eu sempre configurei usando apenas os ips em vlans

pois bnunc apeguei um switch que aceita ip nas interfaces. alem disse percebi que as interfaces tb podem ser virtualizadas, ! como proceder? qual o jeito mais rapido ? recomenda usar  aloopback do switch ?

Grato

Almir

Rodrigo Delgadinho escreveu:

Almir, não sei se entendi bem, mas entendo que isso vai depender da sua necessidade e o modelo de rede que você quer.

SVI significa "Switched Virtuak Interface", que é o termo usado pela Cisco para uma Interface lógica L3, ou Interface Vlan. O SVI serve para prover uma função basica de Camada 3 para as portas de camada 2 que pertencem a uma Vlan especifica.

Porem existe uma diferenca como as portas funcionam. Embora elas são usadas para o mesmo propósito.
No caso do uso de SVI você terá um link de camada 2 entre seus switches. Nesse caso você também estará rodando entre eles protocolo de camada 2 como STP e outros controles de trafego L2 entre os switches.

Caso por exemplo ocorra um flap na porta o tempo de reconvergencia será um pouco maior devido aos calculos de spanning-tree por exemplo.
No caso de usar a porta fisica no modo roteado, você terá um link de camada 3 entre os switches e a porta funcionará como uma porta de roteador, sem funções de camada 2.

Porem a escolha de manter o link como L2 e o SVI como L3, traz a possibilidade de transportar no link mais de uma Vlan, com a extensão de Vlans entre os sites e etc.

Abr,

Rodrigo

New Member

Oi Almir,

SVI e VSS são coisas distintas.

VSS é um protocolo da Cisco para transformar dois Hardwares 6500 em um Cluster Lógico. Os dois Hw são vistos como um só. Existem alguns requerimentos para se fazer um VSS, como o tipo de Supervisora, links a 10G e etc...

SVI é o termo usado para Interfaces Vlan (logicas) de camada 3.

Com relação ao melhor jeito de fazer, como eu disse depende da sua topologia e do modelo que vc precisa. A loopback poderia usada em algum protocolo de roteamento, não para interconectar os swicthes.

Como uma maneira simples e rápida, com apenas um link entre os dois switches, pode fazer transformando a Interface fisica em L3. O comando para isso é "no switchport" na Interface. Assim você terá como configurar IP e parametros L3.

Abr

Rodrigo

1198
Apresentações
0
Kudo
5
Respostas