cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
Comunicados
Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Cisco, gostaríamos de ter seus comentários.
Community Member

VPN com roteadores 2811

Prezados bom dia.

Minha situação é a seguinte:

Tenho que fazer a interligação de 10 operações no Rio de Janeiro e Espirito Santo, utilizei roteadores Cisco modelos 2811 configurados com uma VPN para interligar as operações a um sistema de gerencia interno proprietário, as 10 operações possuem em media 50 estações de trabalho que faram o acesso a um banco de dados que ficara aqui no Rio de Janeiro utilizando a VPN com IP interno.

Ate ai sem problemas, as maquinas já estão configuradas e rodando, tenho um Roteador na minha base como concentrador de VPNs e todos os outros 9 roteadores acessando a ele e fechando a VPN e tudo esta funcionando.

Cada roteador de cada operação possui também um servidor de DHCP configurado com um NAT entregando um bloco de IP privado que trafegam dados na VPN, mais agora vem o meu problema.

Eu preciso fazer estas estações de trabalho também ter acesso a internet com este IP que é atribuído pelo DHCP que esta configurado no roteador e que vem a ser o mesmo IP utilizado na VPN.

Quando eu configurei o DHCP a VPN para de funcionar e vice versa se coloco a VPN para funcionar a internet para de funcionar.

Muitos me pediram para eu retirar das estações de trabalho a utilização do Gateway Padrão, mais não é caso, pois as maquinas não fazem discagem para acessar a VPN e sim o roteador que fecha a VPN.

Desde já agradeço a atenção de todos para o meu caso.

Luciano Ribeiro

1 RESPOSTA

Boa tarde.

Boa tarde.

Lendo essa situação reportada ao meu entendimento que é só questão de roteamento, ou seja para as redes das VPN's deve ser utilizando rota estática ou algum protocolo IGP para isso como OSPF, RIB, EIGRP (cuidar com a questão split-horizon) e para a internet deve ser feito uma rota default e um NAT e ajustar o nat para que somente requisições para internet haja tradução de endereços.

Qualquer dúvida pode enviar.

Abraços!

94
Apresentações
5
Útil
1
Respostas
CriarFaça o para criar o conteúdo