cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
cancel
2323
Apresentações
25
Útil
3
Respostas

Incluir digito da Operadora em ligações DDD

Rafael Dutra
Level 1
Level 1

Srs., Estou entrando no mundo de telefonia IP agora, e preciso resolver um pequeno problema.

Solicitaram que, para toda ligação DDD_Fixo, DDD_Celular não seja necessário incluir o prefixo da operadora, apenas código da localidade + número.

Sendo que o ambiente possui as seguintes variáveis;

2 Gateways Voz, cada um com 60 canais r2-digital operadoras A prefixo 021 e B prefixo 031

Setores: Call Center e Departamentos Administrativos;

- Call Center todas as ligações entrantes são pela operadora B

- Dep. Administrativos todas as ligações entrantes são pela operadora A

- Todas as ligações saintes são pela operadora A, e em caso da indisponibilidade da operadora A, as ligações saintes passem pela operadora B.

- No Call Manager, tenho as seguintes Route Patterns:

0.0[1-7]XXX[2-6]XXXXXXX      RP_CSC_DDD                          PT_CSC_DDD_Fixo                    RL-CSC
0.0[1-7]XXX9[5-9]XXXXXXX    RP_CSC_DDD_Cel                   PT_CSC_DDD_Cel_Digito9        RL-CSC
0.0[1-7]XXX[7-9]XXXXXXX      RP_CSC_DDD_Cel                   PT_CSC_DDD_Cel                     RL-CSC

RL-CSC os 2 Gatways associados operadoras A e B

Tentei utilizar o Calling Party Transformation ->Prefix Digits (Outgoing Calls): "031", ainda não deu certo porquê não sei se estou utilizando da forma correta, será que tenho que remover da Route Pattern os dígitos "0[1-7]X" e manter o restante?

Existe alguma forma de configurar as ligações saintes, de maneira que quando tiver a indisponibilidade da operadora A e o usuário não consegui efetuar a ligação DDD, eu alterar no Current Route Group Members -> Selected Devices (ordered by priority) 1º Gateway da Operadora B, 2º Gateway da Operadora A e manter o Distribution AlgorithmRequired Field: "De cima para baixo"?

No aguardo, e espero que compreendam a confusão :)

 

 

3 RESPOSTAS 3

Bruno Rangel
Spotlight
Spotlight

Opa
Deixa eu ver se eu entendi...
Voce precisa que chamadas DDD por exemplo saiam por cada Gateway com a operadora "referente" aquele Gateway.

Existem varias formas de fazer isso, porem vou mostrar uma maneira que eu pensei.

Primeiro crie 2 Route Groups 1 Para Operadora 021 e outro 031 (vou chamar de RG_021_EBT e RG_031_TLMR)


No Route Group RG_021_EBT voce pode incluir a instrução:
Prefix digits Outgoing 021

No Route Group RG_031_TLMR voce pode incluir a instrução
Prefix digits Outgoing 031

Voce pode criar uma Route Pattern para DDD da seguinte forma (assumindo que o usuario digita a operadora)
00[^0]X.[^0]X[2-9]XXXXXXX

E coloque a instrução discard digits predot, assumindo que o seus Gateways esperam receber todos os digitos assim:
0211128984800 e ou 0311128984800

Veja se funciona e poste os resultados

Cheers
Bruno Rangel
Please remember to rate helpful responses using the star bellow and identify helpful or correct answers

Irei efetuar os testes e tão logo retorno o OK da sua dica.

Pedro Francezi
Level 1
Level 1

Bom dia!

 

Dentro do VG você pode utilizar uma translation para alterar os dígitos que são enviados para operadora:

VG_A

conf t

!
voice translation-rule 1
 rule 3 /^000/ /0021/
 rule 4 /^00/ /021/
 rule 5 /^0/ //
!
voice translation-rule 2
 rule 1 /^00/ /021/
 rule 2 /^0/ //
!
!
voice translation-profile CalledNumber
 translate called 1
!
voice translation-profile Cell_CalledNumber
 translate called 2
!

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

E então aplicar a translation a cada dial-peer onde o codigo de operadora deve ser inserido:

 

 !
dial-peer voice 10 pots
 translation-profile outgoing CalledNumber
 description -------------[FIXO-LOCAL]
 preference 1
 destination-pattern 0[2-5].......
 no digit-strip
 port 0/0/0:15
!
!
dial-peer voice 12 pots
 translation-profile outgoing Cell_CalledNumber
 description -------------[FIXO-LONG-DISTANCE]
 preference 1
 destination-pattern 00..[2-5].......
 no digit-strip
 port 0/0/0:15
!
!
dial-peer voice 15 pots
 translation-profile outgoing CalledNumber
 description -------------[INTERNACIONAL]
 preference 1
 destination-pattern 000T
 no digit-strip
 port 0/0/0:15
!

 

Desta forma, acredito que não seja necessário realizar nenhuma alteração no CUCM