cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 
cancel
1409
Apresentações
22
Útil
6
Respostas

Quedas constantes em Link E1

jguandalini
Level 1
Level 1

Caros amigos,

estou passando por um problema muito estranho, nas últimas duas semanas temos tido muitas quedas de Link E1, e o erro sempre é o mesmo:

%CONTROLLER-5-UPDOWN: Controller E1 0/0/0, changed state to down (RAI detected)

Já pesquisei bastante a respeito, e todo lugar que leio dizem que é o um problema com a operadora. Mas estou preocupado que ainda possa ser um problema com meu roteador, então inclusive utilizei outra porta E1 e mesmo assim o problema persistiu. O estranho é que tem acontecido com duas operadoras diferentes em cidades diferentes.

Eu já tentei reiniciar o roteador, reiniciar a interface e nada faz voltar.

Volta a funcionar sem nenhuma intervenção minha. E as quedas acontecem várias vezes durante o dia.

Alguém já passou por isso? Tem alguma dica? É realmente um problema na operadora?

Agradeço a ajuda.

1 Soluções Aceita

Soluções aceites

Bruno Rangel
Spotlight
Spotlight

Olá

O RAI ( Remote Alarm Indication ) indica um problema com o equipamento remoto (Switch, Modem, etc). Voce pode solicitar a operadora verificar o problema do lado deles, com certeza vão relutar colocar um equipamento de testes e não encontrar "nenhum problema".

Ideal é repassar com eles a configuração do lado deles (CRC, Line code, Clock source, etc).

Verificar se seu cabeamento e interface esta ok, teste de loop pode ajudar nesse caso.

Caso voce tenha mais de uma E1, confirme qual está oscilando (secundaria, Primaria)

Voce pode postar a configuração de E1 e status dela?

Cheers
Bruno Rangel

Please remember to rate helpful  responses using the stars bellow and identify helpful or correct answers .

Cheers
Bruno Rangel
Please remember to rate helpful responses using the star bellow and identify helpful or correct answers

Ver solução na publicação original

6 RESPOSTAS 6

Bruno Rangel
Spotlight
Spotlight

Olá

O RAI ( Remote Alarm Indication ) indica um problema com o equipamento remoto (Switch, Modem, etc). Voce pode solicitar a operadora verificar o problema do lado deles, com certeza vão relutar colocar um equipamento de testes e não encontrar "nenhum problema".

Ideal é repassar com eles a configuração do lado deles (CRC, Line code, Clock source, etc).

Verificar se seu cabeamento e interface esta ok, teste de loop pode ajudar nesse caso.

Caso voce tenha mais de uma E1, confirme qual está oscilando (secundaria, Primaria)

Voce pode postar a configuração de E1 e status dela?

Cheers
Bruno Rangel

Please remember to rate helpful  responses using the stars bellow and identify helpful or correct answers .

Cheers
Bruno Rangel
Please remember to rate helpful responses using the star bellow and identify helpful or correct answers

Opa Bruno, então, eu li bastante a respeito e fiquei preocupado quando o mesmo problema ocorreu em lugares diferentes e com operadoras diferentes.

No teste de loop está tudo certo, de acordo com um documento que li da Cisco.

De qualquer forma ainda estou brigando com a operadora, até o momento eles ainda não tiraram o "deles" da reta, mas também não resolvem.

Assim que eu tiver uma novidade eu posto aqui.

Valeu pelas informações.

Legal mantenha agente informado! Caso possa ajudar é só chamar!

Cheers
Bruno Rangel

Please remember to rate helpful  responses using the stars bellow and identify helpful or correct answers .

Cheers
Bruno Rangel
Please remember to rate helpful responses using the star bellow and identify helpful or correct answers

faturetto
Level 1
Level 1

Ola,

Cara, recentemente tivemos problemas com nosso E1, só que na empresa que trabalho temos dois ambiente de telefonia PBX Philips e Telefonia IP Cisco, como nosso E1 vinha do PBX e ia para nosso gateway eu mesmo fiz vários testes no cabeamento, etc e tudo normal, tivemos vários dias na briga pra saber de quem era a tal "criança" pra resolver, principalmente o pessoal que prestava suporte ao PBX saiu fora logo logo, ficando assim o pessoal responsável pelo telefonia IP.

Afinal, o pessoal da empresa responsável pela Cisco com comprometimento impecável, fizeram vários testes junto com o pessoal do PBX e mostrando pra eles que nossa infra ip estava normal, dependendo somente do E1. Ai então o pessoal do PBX não identificou e saiu trocando as placas do PBX e o problema foi resolvido.

Não sei como é o seu ambiente no local, mas talvez esse incidente que aconteceu comigo possa lhe ajudar.

Abraço!

Elton Faturetto.

Elton Faturetto Freitas

Olá pessoal, por fim enviaram um técnico da Embratel até o escritório, ele fez alguns testes e foi informado que trocaram um equipamento na central. A partir disso voltou a funcionar na mesma hora e está estável.

Obrigado a todos.

Que bom que resolveu!!!

Se possivel marca essa discussao como respondida escolhendo a resposta correta ou a que mais se aproximou e avalie as resposta usando as estrelas!

Cheers
Bruno Rangel
Please remember to rate helpful responses using the star bellow and identify helpful or correct answers